sexta-feira, 20 de outubro de 2017

EDUCADORA  EXEMPLAR E  PROFESSORA  FANTÁSTICA




 





     Astrogilda Pereira de Araújo, currais-novense, nascida aos 23 de julho de 1914, filha de Elias Enock Pereira de Araújo e de Maria Olindina Silveira de Araújo foi exemplo de educadora e professora do Estado do Rio Grande do Norte/RN, além de conciliar com seus valiosos dotes culinários, especialmente, para à época numa cidade do interior, do RN, como Currais Novos. E tendo em vista que a mulher, nessa época era incapaz de assumir responsabilidades, devendo sempre, estar sujeita à tutela do chefe de família, fosse ele o pai, o marido ou o irmão. Era educada para ser a “RAINHA DO LAR”. “Assim, Dona Astrogilda, como era conhecida pelos seus alunos foi alfabetizada pelo seu Pai e concluiu o curso primário, no Grupo Escolar “Capitão Mor Galvão”, com a professora Maria Isaura de Carvalho, de 1921 a 1926, de 1927” 1927, estudou em curso particular no Externato “ FREEBEL” dirigido pelo Professor Gilberto da Cunha pinheiro e parou de estudar, indo concluir seus estudos através de cursos para professores leigos, de 1965 à 1966, durante o governo de Aluísio Alves e outros foram feitos para à sua complementação pedagógica, durante o governo militar. 


















     Astrogilda relatou que foi oficializada sua nomeação, através da Portaria nº 02, de 15 de 1951, durante a gestão do prefeito Doutor Silvio Bezerra de Melo, tendo ido prestar exame em Natal, na Secretaria de Educação, que tinha como Secretário Severino Bezerra. Um caso inusitado aconteceu segundo ela, chegando lá, teve uma grande alegria por ter encontrado o seu ex- professor Gilberto da Cunha Pinheiro, que a encorajou muito para assumir a cadeira pedagógica na fazenda Florestina, na gestão do governador sua Excelência Dr. Dix-Sept Rosado. Mas, é importante salientar que Dona Astrogilda com a vocação que sempre sentiu, já lecionava por conta própria desde 1933, com um grupo de alunos de 23 a 30 alunos e sentia-se muito feliz em realizar esse trabalho para ajudar ao próximo. Além disso, por Ela, vários outros cursos foram efetivados, complementando a ação pedagógica, como: recreação, nutrição, liderança comunitária, arte culinária, bolos artísticos e muitos outros.

Na vida religiosa participou do CORAL da Igreja de Santana (1ª voz) e paralelamente atuação constante na preparação de festas, barracas e leilões da Igreja católica.

DURANTE FESTEJOS EM CURRAIS NOVOS

Clube 4 – S LEMA:(SAÚDE SENTIR, SABER E SERVIR)

Além disso, foi fundadora do Clube 4 – S, de jovens e alunos da comunidade, orientados por Agrônomos e Intencionistas da ANCAR – Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural, hoje EMATER, que recebeu o nome de Maria Olindina, em homenagem a sua mãe. O prédio da Escola foi construído em 1968, na gestão municipal de Mariano Guimarães e foi inaugurada no dia 20/01/1969. Anteriormente a escola funcionava em um Armazém da Fazenda Florestina, cedido pelo seu irmão Vivaldo Pereira de Araújo Sobrinho.

     Em sua trajetória de vida tanto nos planos sócio cultural, religioso, doméstico e profissional que se refere também à gastronomia, deu a Currais Novos e porque não dizer ao Seridó e ao Estado, passos significativos, do conhecimento culinário, traços predominantes, tanto das antigas culturas, como da moderna. Em 1970, Astrogilda Pereira dirigiu a preparação do almoço para Sua Excelência, então, Presidente da República, Emílio Garrastazu Médici e paralelamente, sob orientação, do comandante do 3º BEC – Construção, que era sediado em Currais Novos. E entendia que cozinhar era para Ela uma Arte de nutrir o ser humano e embelezar a mesa e a vida de uma sociedade moderna.

ASTROGILDA FALECEU, EM 24-12-2006
EM SUA CASA, NA PRAÇA CRISTO REI - C.NOVOS.


CARTEIRA ESTUDANTIL DA ÉPOCA
 Observações sobre sua família:
Pai e Mãe - Elias Enock Pereira de Araújo faleceu no dia 25 de junho de 1926, no Sítio São José,  município de Currais Novos e Maria Olindina no dia 30 de março de 1975, às 20h45 , domingo de Páscoa de 1975, com 93 anos. Ambos sepultados  no Cemitério Central da Cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUSEU DO CANGAÇO

MUSEU DO CANGAÇO